Jiu Jitsu e a Academia Kanayama

As aulas de Jiu Jitsu são ministradas pelo professor Leandro Chinen, faixa preta 2º grau desde 2014, formado pela MKBJJ – Marco Karam Brazilian Jiu Jitsu. Especialista em trabalhar na guarda e desenvolver a luta sem o uso excessivo de força, assim como a tradução da palavra jiu jitsu arte suave. O objetivo é usar a técnica e reduzir ao máximo o risco de lesões durante a prática. Dessa forma não importa seu biotipo, durante as aulas você aprenderá a usar força do seu adversário, a se proteger de ataques e ganhar mais autoconfiança. Ao vestir o kimono você esquecerá de todo o stress do dia-a-dia e sairá renovado ao final do treino.

O jiu-jitsu é para qualquer um. Qualquer um que queira aprender. Não há diferença entre os sexos masculino ou feminino. É uma prática que aumenta o potencial físico e psicológico de qualquer um.

O valor do jiu-jitsu não existe nada que pague, porque ele nos dá uma sensação de tranquilidade. O homem tranquilo tem paz. Um homem tranquilo é um homem tolerante.

Hélio Gracie

Fundamentos

O Jiu Jitsu quando bem praticado desenvolve a disciplina, inteligência e técnica. Por isso, é preciso ter muita paciência para começar a aprender essa luta e ter a capacidade de entender como ela realmente funciona. O Jiu Jitsu se assemelha a um jogo de xadrez, você constrói a sua estratégia baseando-se nos movimentos do adversário. E, a partir disso, podemos dizer que o Jiu Jitsu se baseia em três grandes alicerces:

Base: Podemos dizer que saber usar as pernas e os joelhos é fundamental para ter uma base sólida e resistente. É preciso saber posicioná-los para aprender a se movimentar sem perder o equilíbrio e sem deixar que o adversário desmonte a sua base.
Postura: A postura diz respeito ao alinhamento do corpo durante a luta. E o alinhamento está ligado ao movimento da cabeça. Afinal, a cabeça é a parte mais importante, já que é a parte mais pesada do corpo e, conforme ela se move, todo o corpo a acompanha. Além disso, ela também tem o poder sobre o peso que é aplicado na base.
Controle: Em uma luta de corpo a corpo, para ter o controle sobre o adversário e saber como dominá-lo é preciso observar cada movimento, entender a sua estratégia e envolve-lo no seu jogo.

Principais benefícios do Jiu Jitsu

Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade.
Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.
Ajuda a combater o stress e a ansiedade, proporcionando bem estar.
Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória do praticante.

Horários

Confira os horários das aulas de Jiu Jitsu:

Horário das Aulas na Unidade Santo Amaro (Ver mapa)
Período Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
Manhã
Tarde
Noite 19h às 20:30h
(acima de 16 anos)
19h às 20:30h
(acima de 16 anos)
19h às 20:30h

Agende uma aula gratuita

Venha com a família nos conhecer. Agende uma aula grátis!

A História do Jiu-Jitsu Brasileiro

A história do Jiu-Jitsu Brasileiro remonta ao século XIX e está diretamente relacionada com o aparecimento da Escola do Judo Kodokan (1882), quando Jigoro Kano desenvolveu um método desportivo que reunia as técnicas menos perigosas do Jiu-Jitsu, onde privilegiava um domínio da luta tanto em pé como no solo. Mitsuyo Maeda foi um dos grandes mestres de Ju Jutsu e de Judo na escola Kodokan e teve como missão principal divulgar a arte deste desporto a todo o mundo.

O mestre Maeda deixou o Japão no ano de 1904 para visitar inúmeros países e realizar várias demonstrações e combates com wrestlers, boxers entre outros. O novo estilo de luta conseguiu surpreender os mais céticos e começou, desde logo, a ganhar simpatizantes em todos os cantos do mundo.

Em 1914, Conde Koma, como aqui ficou conhecido, chega ao Brasil e foi auxiliado e recebido por Gastão Gracie. Para agradecer a hospitalidade de Gastão, o mestre de Judo ensinou a Carlos Gracie (filho de Gastão) a nova arte marcial do Jiu-Jitsu.

Em meados do século 20, Carlos Gracie transmitiu os seus conhecimentos marciais aos irmãos Osvaldo, Gastão, Jorge e, mais tarde, Hélio Gracie. Ao aprofundar os estudos, os irmãos Gracie desenvolveram o Jiu-Jitsu Brasileiro (também conhecido como Jiu-Jitsu Gracie), que é uma variante distinta do original. O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma arte marcial que herdou do Jiu-Jitsu original o método da alavancagem e do desequilíbrio dos adversários, usando a força dos oponentes contra eles próprios, apresentando lutas vigorosas no chão.

Graduações no Jiu Jitsu

graduações jiu jitsu

Idades mínimas

faixa Branca

Faixa Branca – qualquer idade.

faixa Cinza

Faixa Cinza (faixa cinza e branca, faixa cinza, faixa cinza e preta) – 4 a 15 anos.

faixa Amarela

Faixa Amarela (faixa amarela e branca, faixa amarela, faixa amarela e preta) – 7 a 15 anos.

faixa Verde

Faixa Verde (faixa verde e branca, faixa verde, faixa verde e preta) – 13 a 15 anos. Idades mínimas para praticantes a partir de 16 anos.

faixa Azul

Faixa Azul – 16 anos ou mais.

faixa Roxa

Faixa Roxa – 16 anos ou mais.

faixa Marrom

Faixa Marrom – 18 anos ou mais.

faixa Preta

Faixa Preta – 19 anos ou mais.

faixa Vermelha e Preta

Faixa Vermelha e preta – 50 anos ou mais.

faixa Vermelha e Branca

Faixa Vermelha e branca – 57 anos ou mais.

faixa Vermelha

Faixa Vermelha – 67 anos ou mais.

 

Agende uma aula gratuita

Venha com a família nos conhecer. Agende uma aula grátis!