Aikido significado

O que é?

O AIKIDO, arte originária do Japão, busca coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais. Não é apenas uma arte marcial, técnica de defesa pessoal ou um esporte. É um caminho para o crescimento do homem.

No plano corporal/mecânico, o AIKIDO caracteriza-se por técnicas de projeção ou torções de articulações que neutralizam o agressor, aproveitando sua própria energia com um mínimo de força física.

O AIKIDO tem como diferença fundamental, quando comparado a outras artes marciais, a ausência de competição entre os praticantes e uma forte ênfase na preservação dos valores morais, na disciplina e na hierarquia. Ou seja, não há a busca do confronto mas a harmonização. A competição no AIKIDO é da pessoa com ela mesma. A cada momento o praticante busca, assim, ser melhor do que era antes.

Dessa forma, o Aikido é uma prática voltada para quem busca superar as próprias dificuldades, limitações e medos interiores. O Aikido nos prepara de dentro para fora, nos tornando mais seguro de si e dessa forma nos qualifica para competir com pessoas e situações as quais nos deparamos no dia a dia. O AIKIDO não quer habilitar a pessoa apenas para o combate físico, mas sim para lutar pelo seu sustento, por uma vida mais harmônica, por um convívio social mais pleno, pela felicidade. Enfim, lutar PARA SER CADA DIA MELHOR!


Benefícios da prática do Aikido

Saúde e qualidade de vida: A prática do aikido desenvolve ganho de tônus muscular, melhora do sistema cardio-respiratório, melhora da amplitude articular e alongamento muscular.
Organização pessoal: as crianças passaram a assumir o compromisso de chegar no horário e respeitando e entendendo os objetivos das regras de conduta adotadas na área de treinamento(Chamada de DOJO).
Controle emocional: desenvolveram um maior controle sobre o momento e forma de expressar suas ideias e sentimentos.
Empatia: Passam a perceber e respeitar mais as outras pessoas, identifica seus movimentos e limitações.
Coordenação Motora: Melhora significativa na motricidade, controlando o corpo para executar novos movimentos.
Equilíbrio: Melhora da postura e do equilíbrio físico na execução dos movimentos do aikido e em atividades cotidianas, como consequência maior equilíbrio emocional.

Esse desenvolvimento passa a ser constante com continuidade da atividade, formando pessoas mais empáticas e emocionalmente controladas.


As aulas são ministradas pelo Sensei Wlamir Pistori que é faixa preta 3o grau, pela Fundação AIKIKAI – Tokyo e é Instrutor filiado a União Sulamericana de Aikido. Com 27 anos de prática, também leciona também no projeto social de aikido, na instituição ”LAR DA BENÇÃO DIVINA”, no Bairro Jd. Prudência. E no colégio Humboldt desde 2018.


Horários

Confira os horários das aulas de Aikido:

Horário das Aulas na Unidade Santo Amaro (Ver mapa)
Período Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
Manhã
Tarde 17h às 18h20
Juvenil e adulto (a partir de 12 anos)
Noite 20h às 21h30
Adultos ambos os sexos

Agende uma aula gratuita

Venha com a família nos conhecer. Agende uma aula grátis!

História do Aikido

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu no Japão em 1883. Esta era uma época em que ainda estavam bem vivos todos os conhecimentos e valores morais dos antigos Samurais. Devotou-se a um severo treinamento de condicionamento físico e à prática de artes marciais, atingindo elevado nível de proficiência em diversos estilos de Ju Jitsu, esgrima e luta com lança. Entretanto, apesar de suas impressionantes potencialidades físicas e marciais, Ueshiba sentia-se muito descontente. Começou então a peregrinar por diversas práticas ascéticas e meditativas, objetivando encontrar um significado mais profundo para a vida, ao mesmo tempo em que continuava a persistir em seus estudos através do caminho marcial.

Ele criou o moderno Aikido combinando seu treinamento marcial com suas ideologias DE CRESCIMENTO INTERIOR E DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL do homem. Além de ser o líder máximo do AIKIDO a nível mundial, ele dirigiu e lecionou no Hombu Dojo (Dojo Central do AIKIDO no Mundo, local onde Vargas Sensei já efetuou diversos treinamentos intensivos), abrigando sob a sua influência as entidades legais que subsidiam o AIKIDO no mundo, a AIKIKAI Foundation e a IAF (International AIKIDO Federation), todas localizadas em Tókio, no Japão.

História do Aikido no Brasil

O AIKIDO foi introduzido no país pelo Shihan Reishin Kawai (1931 – 2010) no início da década de 60, sob orientação do já falecido mestre 9º grau Arimoto Murashige, que era o Representante do AIKIDO para o Ocidente. Shihan Reishin Kawai (8º Dan), ligado às entidades AIKIKAI e IAF, presidiu a Confederação Latino-americana de AIKIDO. Reishin Kawai residiu em São Paulo, onde exerceu, além do AIKIDO, medicina oriental, sendo muito respeitado pelo seu conhecimento em ambas as áreas.

Segundo mestre Ueshiba: "O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".

Graduações no Aikido

Crianças (Abaixo de 12 anos)


0º Kyu: Branca

0º Kyu: Branca

8º Kyu: Cinza

8º Kyu: Cinza (mínimo 3 meses de treino)

7º Kyu: Laranja

7º Kyu: Laranja (mínimo 6 meses de treino do exame anterior)

6: Kyu: Vermelha

6: Kyu: Vermelha (mínimo 9 meses de treino do exame anterior)

Obs: Conforme o desenvolvimento individual, poderá ser utilizadas, como forma de incentivo, as faixas intermediárias chamadas de “Pontas”(Pequenas faixas de cor da faixa seguinte): Branca/ cinza, Cinza/Laranja, Laranja/Vermelha e Vermelha/amarela.

Adultos (A partir de 12 anos)


0º Kyu: Branca

0º Kyu: Branca

5º Kyu: Amarela

5º Kyu: Amarela (mínimo 30 treinos)

4º Kyu: Roxa

4º Kyu: Roxa (mínimo 50 treinos após o exame anterior)

3º Kyu: Verde

3º Kyu: Verde (mínimo 60 treinos após o exame anterior)


2º Kyu: Azul

2º Kyu: Azul (mínimo 70 treinos após o exame anterior)

1º Kyu: Marrom

1º Kyu: Marrom (mínimo 80 treinos após o exame anterior)

Adultos e Jovens a partir dos 15 anos.


1º Dan (Faixa Preta)

1º Dan (Faixa Preta) (mínimo 90 treinos normais e 12 treinos de graduados após o exame anterior)

2º Dan

2º Dan

 

Regras do Dojo

1. Este dojo segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikido e é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-los e segui-los com sinceridade.


2. Incumbe a cada estudante cooperar pra criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.


3. A limpeza é uma prece de ação de graças. Todos deverão participar da limpeza do dojo, mantendo igualmente limpos o próprio coração e mente.


4. É prerrogativa do sensei decidir se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra. A taxa mensal de contribuição garante o local do treinamento e dá você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas. O estudante deve pagar a contribuição na data marcada.


5. Respeite o Fundador e seus ensinamentos tais quais transmitidos pelo Sensei. Respeite o dojo, respeite o seu material de treinamento, respeite os colegas.


 

Etiqueta do Dojo

  1. Ao entrar na área de treinamento do dojo ou sair, faça uma reverência de pé.
  2. Ao pisar no Tatame ou sair, faça sempre uma reverência em direção ao shomen e ao retrato do Fundador.
  3. Respeite o seu material de treinamento. O dogi deve estar sempre limpo e em ordem. As armas devem estar em boa condição e no lugar certo quando fora de uso.
  4. Nunca use o dogi ou as armas de outra pessoa, sem autorização.
  5. Poucos minutos antes do início da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditação silenciosa. Esses minutos são para você esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo, melhorando a concentração.
  6. A aula começa e termina com uma cerimônia formal. É importante que você não e atrase e participe dessa cerimônia, mas se houver motivo de força maior, deverá esperar, sentado formalmente ao lado do tatame, até que o Sensei lhe dê permissão para juntar-se à turma. Faça uma reverência prostrado ao chegar ao tatame. Evite com isso perturbar a aula.
  7. O modo correto de sentar-se no tatame é em seiza (posição formal sentada sobre joelhos)Se tiver alguma lesão no joelho, poderá sentar-se de pernas cruzadas(agura), mas nunca estiradas, nem com as costas apoiadas na parede. Deve-se ficar alerta o tempo todo.
  8. Não abandone o tatame durante a prática, exceto em caso de machucado ou doença(mal estar, indisposição), comunicando imediatamente o sensei responsável.
  9. Durante a aula quando o Sensei demonstrar uma técnica a ser executada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do Sensei e de um parceiro e inicie a prática.
  10. Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se depressa aos outros estudantes.
  11. Não perambule pelo tatame: deve-se estar praticando ou se necessário, sentado em seiza à espera de sua vez.
  12. Se por alguma razão for absolutamente preciso fazer pergunta ao sensei, vá até ele (nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu assentimento. (A reverência de pé é apropriada).
  13. Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao sensei quando ele terminar. Se o sensei estiver instruindo outro aluno, você pode suspender sua prática a fim de observar. Sente-se formalmente e faça uma reverência quando ele terminar.
  14. Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica.
  15. Você esta aqui para praticar. Não impinja suas idéias aos outros.
  1. Se você conhecer o movimento que esta sendo praticado e o seu parceiro não, conduza-o. Mas nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo se não for sênior do nível yudansha(Com a devida autorização do sensei para tal instrução).
  2. No tatame fale o mínimo possível. O aikido é experiência.
  3. Não ande pelo tatame antes ou depois da aula. O espaço é para estudantes que querem treinar. Há outras áreas no dojo para o convívio social.
  4. O tatame deve ser varrido todos os dias, antes e depois da prática. É responsabilidade de todos manter o dojo limpo.
  5. Nada de comida ou bebida, cigarro ou goma de mascar no tatame ou fora dele, durante a prática e nunca no tatame!
  6. Não se usa nenhuma jóia durante a prática.
  7. Jamais beba bebida alcoólicas enquanto estiver usando o dogi.
  8. O asseio pessoal também é extremamente importante (as unhas devem estar sempre bem aparadas, barba aparada, desodorante, etc).
  9. O dogi deve estar sempre limpo, bem passado e em perfeito estado.
  10. O obi (faixa) deve ser bem amarrado, deixando ambas as pontas direcionadas para baixo.
  11. Cabelos longos devem estar sempre bem presos.
  12. É indicado que as mulheres utilizem uma camiseta branca sem estampa por debaixo do casaco, que não deve ser vista.
  13. Camisetas para homens, por tradição, só em casos excepcionais (dias de muito frio, etc).
  14. O dogi deve permanecer sempre bem preso e fechado.
  15. A troca de roupa deve sempre ser realizada no vestiário.
  16. Os calçados devem ficar em posição como se estivessem prontos para sair, todos alinhados na entrada do tatame.
  17. Ao secar o suor, arrumar o dogi ou outra necessidade, isso deve ser feito sempre virado para a parede, de costas para o tatame.
  18. Ao se formarem duplas/trios/grupos, deve ser dito: “onegaishimassu” (por favor) e ao final “domo arigato gozaimashita” (muito obrigado) fazendo junto a reverência. O mesmo ao se pedir esclarecimentos sobre as técnicas ao Sensei.
  19. A relação kohai-senpai deve ser respeitada ao extremo.
  20. Correções técnicas devem ser realizadas somente pelo sensei.
  21. Aqueles que tiverem alguma lesão, devem sinalizá-las com bandagens, munhequeiras, ou outros elementos coloridos (para chamar a atenção), evitando a cor bege.
  22. Se houver algum problema, deve-se dizer “sumimasen” ou “gomen nasai” (desculpa).
  23. O treino deve transcorrer sempre em clima de respeito e shugyo (empenho máximo).

DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA

Agende uma aula gratuita

Venha com a família nos conhecer. Agende uma aula grátis!